[Pegadas & Opiniões] 'Vivo-te' de Mónica Canário

by - 12:06


Autoria: Mónica Canário

Editora: Chiado Editora

N.º Páginas: 175

Colecção: Viagens na Ficção

Sinopse: Sophia é uma jovem rapariga desapegada de sentimentos amorosos. Focada no volley e nos amigos, sonha em conciliar a paixão pelo desporto com a faculdade. 
Aos 17 anos, vê a sua vida "de pernas para o ar" quando se apaixona por Dinis e descobre que sofre de leucemia. Juntamente com ele, Mafalda e Filipe, Sophia vai tentar superar as adversidades que a vida lhe impõe e sair mais forte. Mas nem tudo são rosas...
Da autoria de Mónica Canário, o primeiro romance da autora, o amor entre os dois jovens promete não deixá-lo indiferente, levando-o a reflectir sobre os valores da amizade e a força de acreditar.

Opinião: Vivo-te é aquela leitura que nos permite fazer uma introspecção acerca das injustiças da vida, mas também sobre a importância da amizade, amor e da família.
Com uma escrita muito leve, a autora consegue tornar a leitura em algo cativante e agradável (li o livro durante uma tarde e, em momento algum, me senti entediada!)
O desenvolver da história de amor entre Sophia e Dinis é muito ternurenta e, ao longo da leitura, vamos percebendo os pequenos (grandes) momentos que fizeram florescer este amor juvenil. Também a relação de Sophia com os seus amigos mais próximos é pautada por momentos divertidos, principalmente com Mafalda, por esta ter uma personalidade muito particular.
Um dos temas focados neste livro é a terrível doença do cancro, doença esta que, infelizmente, vai-se tornando cada vez mais banal. Mas a personagem principal Sophia dará o seu melhor para superar esta partida que a vida lhe pregou com apenas 17 anos.

Foi, sem dúvida, uma boa leitura. No entanto, senti que a história e as personagens poderiam ter sido mais desenvolvidas, de modo a enriquecer mais a contextualização da trama. Há uma série de assuntos interessantes que deveriam ter sido mais explorados, como por exemplo as traquinices dos irmãos gémeos da protagonista e o percurso da mesma no mundo do Voleibol.

Especial obrigada à Chiado Editora que me proporcionou esta leitura!



Classificação:

You May Also Like

0 comentários