[Pegadas & Divulgações] 'Receitas com Segredo' de Marco Costa

by - 12:14

Sobre o livro: Marco Costa é hoje, seguramente, um dos pasteleiros mais jovens e talentosos do país. Os portugueses conhecem-no desde 2011, quando foi finalista de um programa de TV e conquistou Teresa Guilherme (e não só) com uma torta de laranja que se transformou no seu cartão de visita.
As receitas de doces que integram o Receitas com Segredo possuem o toque pessoal do Marco. São caseiras, autênticas e de qualidade, que pretendem fazer recordar os sabores das receitas das nossas avós, feitas com carinho e a transbordar de felicidade. D’«A Famosa» Torta de Laranja, que se tornou no seu cartão de visita, aos Brigadeiros, passando pelo Pão-de-ló Caseiro e a Tarte de Amêndoa, sabores que nos fazem regressar à infância.
Podem igualmente experimentar aquelas receitas que todos gostamos – moussescheesecakes, gelados, tiramisus – que acham que não podem comer sem perder a forma, mas que apresento aqui numa versão do Marco, mais saudável. Por isso, não percam a Mousse de Chocolate Saudável, o Cheesecake de Manteiga de Amendoim Saudável, o Gelado de Banana Saudável ou o Tiramisú Saudável.

Sobre o autor: Marco Costa nasceu em Lisboa. O pai era pasteleiro e o Marco começou a trabalhar com 12 anos, para ajudar a família, na pastelaria Rico Doce, em Lisboa, onde passou a infância. Apesar de o pai querer que o filho aprendesse a sua arte, Marco fugia e ia dormir para cima das sacas da farinha, pois sonhava antes ser jogador de futebol.
Até aos 15 anos trabalhava à noite e estudava de dia, mas acabou por desistir do ensino secundário, optou por trabalhar, mas continuou a estudar no Centro de Formação Alimentar da Pontinha. Aos 16 anos, no final do curso, o chefe e gastrónomo Carlos Capote convidou-o para ir trabalhar com ele. Dois anos mais tarde, aos 18 anos, quando o pai faleceu, Marco sentiu verdadeiramente a necessidade de se agarrar à profissão e continuar o seu legado. Após uma passagem de ano e meio por Inglaterra, onde aprendeu com um italiano - o senhor Consolatto - a fazer pão e outras receitas italianas, regressa a Portugal e vai trabalhar para a pastelaria Nilo, em Benfica, onde o pai trabalhara. Aos 21 participou na Casa dos Segredos, onde ficou famoso pela sua Torta de Laranja. Hoje tem uma pequena fábrica onde produz os bolos e doces que vende online, nas feiras, na bicicleta, em centros comerciais e alguns ginásios.

You May Also Like

0 comentários