quinta-feira, 28 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'Práticas de Intervenção na Violência e no Crime' - Grupo LIDEL

Uma ferramenta essencial para profissionais, técnicos de diferentes áreas e estudantes do ensino superior, que reúne as principais práticas de intervenção, para fazer face a qualquer fenómeno de violência e/ou crime.

A editora PACTOR apresenta o seu novo livro “Práticas de Intervenção na Violência e no Crime”, para apelar à consciencialização destes temas sensíveis que têm cada vez mais preponderância no mundo atual.

Com a coordenação de Ana Isabel Sani e Sónia Caridade, especialistas na área da Psicologia da Justiça, o novo livro da editora engloba um conjunto de saberes e casos práticos, que derivam da longa e vasta experiência profissional de 30 dos mais conceituados especialistas nacionais e internacionais, nas áreas da Psiquiatria, Direito, Serviço Social, entre outras.

Destinada tanto a estudantes, profissionais e técnicos de diferentes áreas como a todos os interessados em geral e dando continuidade ao grande trabalho de investigação e construção do conhecimento científico produzido em Portugal, esta obra permite ao leitor, através de uma leitura cuidada, ingressar naquele que é o delicado e difícil “mundo” da violência e dos processos de vitimização em diferentes grupos populacionais. Preenchendo um vazio significativo no trabalho da compreensão, assistência e tratamento das vítimas, “Práticas de Intervenção na Violência e no Crime” está dividido em três partes – Problemática da intervenção com vítimas; Práticas de intervenção, Tratamento e Reabilitação de agressores; Resposta institucional a problemáticas de violência e crime – e vai certamente mudar a perspetiva em relação ao crime que cresce dia após dia e ganha novas formas, nomeadamente através da agressão nos jovens casais, trafego de seres humanos ou o aumento dos abusos sexuais cometidos por jovens menores de 18 anos.

“Sabemos que a violência constitui um paradoxo trágico, pois o delito é um mistério indecifrável na vida das pessoas, dos grupos sociais e culturais; trata-se da destruição de outra pessoa e este comportamento implica, em si mesmo, uma autodestruição.”
 

Principais temas abordados no livro: 

§  Vitimação Múltipla Infantil e Juvenil: Orientações para a Prática Interventiva; 

§  Intervenção em Contexto de Acolhimento Institucional com Crianças e Jovens Vítimas de Violência; 

§  Programa Superar: Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual; 

§  Terapia Focada nas Emoções com Vítimas de Violência na Intimidade: Uma Proposta de Intervenção Psicológica; 

§  Proteção à Infância em Situações de Violência Vicariante: Como Avaliar e Promover Competências Parentais?

§  Mediação Familiar: Prática de Intervenção em Contextos de Alienação Parental; 

§  Intervenção em Situações de Violência Filioparental: Análise de Caso de Jovem com Medida de Promoção e Proteção em Acolhimento Institucional; 

§  Intervenção junto de Dependentes de Drogas Ilegais: Uma Proposta Integradora Baseada no Biograma; 

§  Terapia Multissistémica com Adolescentes Agressores Sexuais; 

§  Programas para Agressores: Modificar Comportamentos Abusivos no Âmbito das Relações de Intimidade e Prevenir a Reincidência; 

§  Tráfico de Seres Humanos: Práticas de Intervenção para a Prevenção; 

§  Filosofia da Atuação da Associação Projeto Criar; 

§  Contributos para a Compreensão e Transformação do Sistema de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Portugal; 

§  Violência e Envelhecimento: Compreender para Intervir; 

§  Famílias Multiproblemáticas: Estratégias para uma Intervenção Psicossocial. 
 
 
Sobre os autores:
Ana Isabel Sani, Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa. Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime, Cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime da UFP. Membro integrado externo do Centro de Investigação em Estudos da Criança na UM.
 
Sónia Caridade, Licenciada, Pós-Graduada e Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP). É também cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da UFP. Autora de diversas publicações, nacionais e internacionais, na área da Psicologia da Justiça.

terça-feira, 26 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'Comunicação Clínica e Relação de Ajuda' - Grupo Lidel

Um livro abrangente, escrito de forma simples, que visa ajudar os profissionais de saúde a tornarem-se “mestres” na arte de comunicar com os utentes, pois a forma como comunicam é determinante para que um doente aceite uma intervenção, colabore nessa intervenção e acredite na eficácia da mesma.

 A LIDEL apresenta o seu novo livro “Comunicação Clínica e Relação de Ajuda”, o qual conta com a participação de 22 profissionais nacionais e internacionais de várias áreas e é coordenado pelo professor Carlos Sequeira. Um manual de aprendizagem para os profissionais conhecerem as competências, as técnicas, as habilidades, as estratégias de comunicação para depois as utilizar em prol dos pacientes nos diferentes contextos. 
Sendo a comunicação tão importante para construir uma relação de confiança com os pacientes, mais que um dom, a mesma deverá ser vista como um dever ético. O poder das palavras pode ser, e é maioritariamente, um ponto de viragem para a diminuição do erro no diagnóstico e em particular para uma melhor eficácia nas intervenções. 
Com o objetivo de realçar o impacto que a comunicação tem na intervenção médica, o livro “Comunicação Clínica e Relação de Ajuda” nasce numa altura em que é urgente definir o poder do diálogo e considerá-lo como um investimento de elevado potencial terapêutico.
Organizado em cinco partes e dividido em 36 capítulos que realçam a importância do toque, do olhar e da escuta como essenciais na interação, este novo livro pretende preencher uma lacuna na bibliografia existente, bem como ajudar profissionais e estudantes de vários ramos de atividade, em particular da saúde, a moldarem e adaptarem o seu discurso em prol das necessidades de cada um. 
Tendo como base a máxima de que a comunicação não é apenas uma arte, mas também se ensina e aprende, este guia orientador que surge a partir de três contextos distintos – Prática Clínica, Investigação e Ensino – pretende elucidar cada leitor de que é realmente possível, através das palavras, mudar a efetividade das nossas ações, com vista a ajudar quem mais precisa.  
 
Principais conteúdos: 
* Comunicação;
* Alterações da Comunicação;
* Estratégias de Comunicação ao longo do Ciclo Vital e em situações específicas;
* Entrevista e Consulta;
* Relação de ajuda.
 
“No contexto da saúde, o que eu penso pode não ser igual ao que o outro compreende, mas espera-se, pelo menos, que o que eu quero dizer seja muito próximo do que o outro escuta (…) Na comunicação em saúde, o mais importante não é o que é dito mas sim o que é percebido, quer pelo profissional de saúde quer pelo utente.”
In Nota Introdutória de Carlos Sequeira, Coordenador do livro

sexta-feira, 22 de julho de 2016

[Pegadas & Opiniões] 'Islão e Fundamentalismo Islâmico, das origens ao século XXI' de Teresa de Almeida e Silva

Autoria: Teresa de Almeida e Silva
Editora: Pactor
Data de publicação: Janeiro de 2016
Número de páginas: 178
 
Sobre a obra: Islão e Fundamentalismo Islâmico são, com frequência, associados e confundidos, de forma errada, sobretudo em virtude dos últimos acontecimentos que envolvem elementos da comunidade muçulmana. Todavia, não se pode tomar o todo pela parte. É, pois, errado pensar-se que uma pequena parte dos muçulmanos que defendem uma visão mais radical da religião representa todos os muçulmanos.
Esta obra procura esclarecer todas as ideias preconcebidas, ao apresentar, de forma clara, as especificidades e os alicerces da religião islâmica. Por outro lado, aborda o fenómeno do fundamentalismo islâmico, desde o século VII até ao século XXI, estabelecendo a ponte entre o ativismo radical e o terrorismo de matriz islâmica.
Esta 2.ª Edição Atualizada faz o rescaldo da chamada “Primavera” Árabe, analisando criticamente as mudanças políticas que têm ocorrido em alguns dos Estados que passaram por este processo e as consequências que advieram do mesmo. Aborda-se, também, o fenómeno do terrorismo de matriz islâmica recente, o qual, desde os ataques de 7 de janeiro de 2015, em Paris, contra o jornal satírico Charlie Hebdo, tem feito parte do quotidiano europeu, atingindo o seu auge de violência a 13 de novembro de 2015, também em Paris.
Em suma, esta obra pretende continuar a ser uma ferramenta muito útil ao leitor no seu estudo ou no seu quotidiano profissional.
 
Opinião: Num mundo onde todos os dias se fala e ouve falar do terrorismo islâmico, achei que seria uma mais-valia pessoal ler este livro. Assim sendo, um exemplar do mesmo foi-me fornecido pela Editora Pactor, e desde já agradeço a possibilidade desta leitura.
Esta é uma leitura muito interessante a nível intelectual pois a autora consegue, através da sua enorme pesquisa documental, desmistificar alguns conceitos relacionados com o Islamismo.
Começamos por conhecer o enquadramento histórico-religioso: Allah, o Deus do Islão; o Alcorão, chamado "O Livro Sagrado", que prova a veracidade de Allah; o Profeta Maomé, o escolhido por Allah para difundir esta religião; os sucessores do Profeta; as várias ramificações do Islão depois da morte do Profeta, como o Sunismo e o Shiismo; as primeiras dinastias árabes, Omíada e Abássida, e sua importância para a expansão do Islão; E, por fim, os cinco pilares do Islão: a profissão de fé, a oração, a esmola legal, o jejum e a peregrinação.
O primeiro pilar, e considerado o mais importante de todos, retrata a dedicação ao único Deus Allah; o segundo remete para a importância das orações diárias e obrigatórias; o terceiro diz respeito ao dever religioso, um dever dos ricos e direito dos pobres, onde os mais ricos dão as suas riquezas pela causa de Deus; o quarto pilar fala acerca do ramadão, feito ao nono mês do calendário muçulmano, como uma espécie de purificação onde todos estão proibidos de ingerir qualquer alimento ou bebida, fumar, ter relações sexuais, desde o nascer até ao pôr-do-sol; o quinto pilar diz respeito á peregrinação à cidade santa de Meca (Makkah), se tiverem saúde e possibilidade financeira.
Como uma forma de complementação dos pilares do Islão, Teresa de Almeida e Silva acrescenta o Jihad: o "esforço feito no sentido de encontrar o caminho de Deus". Para os ativistas radicais do Islão, Jihad é traduzido como uma "Guerra Santa" ou "Guerra Justa" e tem cinco objectivos: defender o Islão, combater os inimigos, combater a injustiça e corrupção, estar preparado para a jihad e o cumprimento de normas para com o inimigo (proibição de assaltos noturnos, guerra biológica, queima de gado e de corpos, etc).
A segunda parte do livro já aborda o tema mais actual do Fundamentalismo Islâmico. Começamos por perceber as características e causas deste fundamentalismo, a sua evolução histórica, os vários movimentos executados. Acima de tudo, ficamos a perceber a diferença entre o Fundamentalismo Islâmico e o Terrorismo Islâmico (esta foi a parte do livro que achei mais interessante).
Com o desenvolvimento de uma série de conceitos envoltos ao terrorismo de matriz islâmica e fundamentalismo islâmico, e abordando esta atualidade a nível global e mundial, este livro ajuda-nos a conhecer, mais a fundo, a luta que tem sido travada contra o Ocidente.
Como já havia referido anteriormente, este livro aborda uma problemática recorrente do nosso quotidiano e penso que seria importantíssimo que todos nós tivéssemos conhecimento do que se está a passar no mundo árabe. Este livro é o ideal para quem procura este conhecimento!
 

[Pegadas & Divulgações] Novidades de Julho - Grupo Leya

Sobre a obra: Em junho de 2013, Toby Little, um menino de cinco anos, ia a caminho de casa depois da escola e a pensar no longo verão que tinha pela frente. Em vez de sonhar com viagens ao estrangeiro, andara a ler um livro, Letter to New Zealand, escrito por Alison Hawes, onde a autora explica o que acontece na viagem de um envelope desde Inglaterra até ao outro lado do mundo.Quando se aproximavam de casa, Toby perguntou à mãe se também podia escrever uma carta à Nova Zelândia. Depois de mais alguns passos, teve uma ideia ainda melhor. «Posso escrever uma carta a todos os países do mundo?»

A verdadeira história de um menino com uma grande missão.

Sobre o autor: Quando Toby Little tinha cinco anos decidiu escrever a uma pessoa em todos os países do mundo.Com a ajuda da mãe, Toby começou a escrever à mão e a enviar cartas para todos, desde cientistas na Antártida a batedores de caça no Chade e até ao Papa. Não só Toby alcançou o seu objetivo, mas o mundo retribuiu as suas cartas. Querido Mundo, como estás? é uma coleção das cartas mais fascinantes e ternas que ele enviou e recebeu. Mostra que o mundo é tão grande como a nossa imaginação e está cheio de potenciais amigos à espera de serem descobertos, estejamos onde estivermos.
Para mais informações, visite: http://www.writingtotheworld.com/
-----------------------------------------------------------------------------
Sobre o livro:
O segredo de Coleman foi guardado durante cinquenta anos: oculto da sua mulher, dos seus quatro filhos, dos seus colegas e dos seus amigos, incluindo o escritor Nathan Zuckerman, que – após a morte suspeita de Coleman, com a amante, num desastre de automóvel – resolve compreender como é que aquele homem eminente e íntegro, apreciado como educador durante quase toda a sua vida, forjou a sua identidade e como essa vida tão cuidadosamente controlada acabou por ser deslindada.
Situado nos Estados Unidos da América dos anos 90, onde princípios morais contraditórios e divergências ideológicas são trazidos à luz do dia através da denúncia pública e de rituais de purificação, A Mancha Humana completa a eloquente trilogia de Philip Roth sobre vidas americanas do pós-guerra tão tragicamente determinadas pelo destino da nação como pela «mácula humana» que marca de modo tão indelével a natureza do homem.
«Porque A Mancha Humana é uma obra-prima […]. E é o romance mais humano, humanista, humanizado e humaníssimo que ele escreveu e que se escreveu na América nas últimas décadas.»
Clara Ferreira Alves, autora do prefácio.

Sobre o autor:
Em 1997 Philip Roth ganhou o Prémio Pulitzer com Pastoral Americana. Em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e, em 2002, o mais alto galardão da Academia Americana de Artes e Letras, a Medalha de Ouro da Ficção, anteriormente atribuída a John dos Passos, William Faulkner e Saul Bellow, entre outros. Ganhou três vezes o PEN/Faulkner Award e o National Book Critics Award. Em 2005 A Conspiração contra a América recebeu o prémio da Sociedade de historiadores Americanos pelo «excecional romance histórico sobre um tema americano, relativo a 2003-2004». Roth recebeu dois dos mais prestigiados prémios do PEN: em 2006, o PEN/Nabokov «pelo conjunto da obra de originalidade constante e artisticamente perfeita» e, em 2007, o PEN/Saul Bellow de Consagração na Ficção Americana, dado ao escritor cujo apuro ao longo de uma carreira sustentada o coloca ao mais alto nível da literatura americana.
Roth é o único escritor americano vivo a ter a obra publicada numa edição completa e definitiva pela Library of America. Em 2011 Roth recebeu o Man Booker International Prize. Foi o quarto autor a receber esta distinção.
Sobre a Colecção:
A “Coleção Essencial - Livros RTP” é um projeto cultural concebido pela RTP em parceria com a LeYa e que consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção de autores de língua portuguesa e de outras línguas. O objetivo desta iniciativa é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do século XX,  colocando à disposição do público, por um preço reduzido (10 euros) e ao ritmo de um título por mês, algumas das obras-primas da literatura contemporânea, com prefácios assinados por destacadas personalidades da cultura.  A curadoria da coleção é de Zeferino Coelho, um dos mais considerados editores do mundo de língua portuguesa, editor da Caminho, integrada na LeYa.
No âmbito desta coleção está prevista a publicação de 25 livros.
-----------------------------------------------------------------------------
Sobre o livro:
Os Tambores de Outono tem início na Escócia, num ancestral círculo de pedras de Craig na Dun. Ali, uma porta abre-se para um grupo restrito, podendo levá-los para o passado – ou para a sepultura. Claire Randall sobreviveu à passagem, não uma mas duas vezes.
A sua primeira viagem no tempo levou-a para os braços de Jamie Fraser, um bravo guerreiro escocês do século xviii que tinha por ela um amor que se tornou lenda – um conto trágico de paixão que teve o seu fim quando Claire voltou ao presente carregando no ventre uma filha dele. A sua segunda viagem, duas décadas depois, voltou a uni-los na América colonial.
Mas Claire deixou alguém para trás no século xx… a sua filha Brianna. Agora Brianna faz uma perturbadora descoberta que volta a levá-la para o círculo de pedras e para um aterrador salto para o desconhecido. Na busca da mãe e do pai que nunca conheceu, arrisca o seu próprio futuro ao tentar mudar a história… para salvar as suas vidas. Mas quando Brianna mergulha no desconhecido, um encontro inesperado pode amarrá-la para sempre no passado… ou levá-la para o lugar onde deveria estar, onde pertence o seu coração…
Sobre a autora: Diana Gabaldon é uma escritora americana de ascendência mexicana e inglesa. Licenciada em Zoologia, mestre em Biologia Marinha e doutorada em Ecologia, foi professora universitária durante 12 anos, mas acabou por ser a escrita a conquistá-la. Gabaldon vive em Scottsdale, Arizona, com a família e dedica-se exclusivamente a escrever a sua série de sucesso Outlander, publicada em 26 países e 23 línguas.
A série está a ser adaptada à televisão por Ronald D. Moore e encontra-se em exibição, no nosso país, no canal TV Series.
Resultado de imagem para casa das letras


quinta-feira, 21 de julho de 2016

[Pegadas & Opiniões] 'O amor é difícil' de Helena Sacadura Cabral

Autora: Helena Sacadura Cabral
Editora: Clube do Autor
Data de publicação: Abril de 2013
Número de páginas: 199
 
Sinopse: Este livro fala de amor, do amor-próprio que deve ser o primeiro de todos, e da multiplicidade de amores que marcam a nossa existência. São histórias que retratam diversos sentimentos e emoções com a alma que Helena Sacadura Cabral empresta à sua escrita. Relata ainda memórias, cheiros, encontros, afectos que marcam a vida e que ficam gravados no nosso coração para um dia os podermos lembrar com uma imensa ternura.
 

Opinião: Dividido em cinco capítulos e abordando os aspectos mais sensíveis do amor, Helena Sacadura Cabral presenteia-nos com pequenas grandes histórias ao longo de quase duzentas páginas, sendo que cada uma delas tem entre duas a três páginas (o que torna este livro nada maçador).
A autora saúda-nos com histórias de amor físico, emocional e platónico; histórias de paixões que não resistiram ao desgaste do espaço e do tempo; histórias de casamento e de divórcio; histórias de traições; histórias de pessoas que se apaixonaram por outras com uma grande diferença de idade; entre outras.
Com uma escrita real e com algum sentido de humor, a autora conseguiu abordar a maioria da realidade amorosa de todos nós. A capa está lindíssima e o separador 'a nossa maior obrigação é sermos felizes' também. Adorei e aconselho!


Classificação:
 
 
 
 

quarta-feira, 20 de julho de 2016

[Pegadas & Publicações] 'Um Mapa Para Chegar ao Coração da Criança' de Miguel Mealha Estrada

Sobre a obra:
Este livro revela-lhe a forma como uma criança vê e sente o mundo desde a gestação até à pré-adolescência e dá-lhe um mapa detalhado que o ajuda a chegar ao coração dos mais pequenos. Da gestão à pré-adolescência.
Alguma vez imaginou o que pensa um bebé quando está na barriga da mãe? E o que passa pela cabeça de uma criança enquanto cresce? Porque é que faz birras? Que medos e mudanças desperta nos pais? Que conflitos emocionais a assombram? O que é que ela gostaria que os pais entendessem quando se zangam com ela? Como transporta ela o seu mundo interno para o sistema educativo?
Não sendo um manual de instruções, Miguel Estrada, partilha algumas vozes abstractas das crianças com quem se cruzou ao logo dos seus anos de experiência clínica, partilhando as angústias, receios e alegrias que as fazem expandir, mas também a esperança e estados de espírito que as inquietam em cada etapa do seu desenvolvimento.
Demonstra-nos que nenhum comportamento é anormal, tudo tem uma causa. Uma determinada atitude, por mais inadequada que seja, resulta sempre da forma como uma criança percepciona o mundo e se sente perante ela própria e os outros.
Este livro é «Uma ‘história’ de desenvolvimento humano que nos proporciona a viagem que porventura ainda não fizemos. Um livro a ler para se reler.» Com o prefácio do Prof. João Gomes-Pedro
Sobre o autor: Miguel Mealha Estrada é psicoterapeuta da infância e da adolescência. Licenciou-se em Psicoterapia Clínica (crianças e adolescentes) no Reino Unido. Em Inglaterra, desenvolveu centros terapêuticos familiares para crianças e jovens com autismo e especializou-se em  neurodesenvolvimento. Criou projectos na área da saúde mental em escolas do Norte de Londres. Concluiu uma pós-graduação na Carl Jung Clinic e um mestrado em Psicoterapia da Infância, Adolescência e Família. Dedicou toda a carreira à prática clínica. Regressou a Portugal em 2012, onde dá consultas.
 
 
 

segunda-feira, 18 de julho de 2016

[Pegadas & Opiniões] 'Mors Tua, Vita Mea' de Vanessa Santos

Autora: Vanessa Santos
Editora: Chiado Editora
Data de publicação: Maio de 2015
Número de páginas: 546
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Ficção
 
Sinopse: Sou a Sara, e estou agoniada, desesperada, com suores frios, o mundo ganhou profundidade, está calor, não, é frio, estou tonta. Tirem-me daqui, por favor.
É assim que se inicia o relato de Sara, a rapariga mais comum da cidade de Leiria. É-lhe transmitido pelo seu chefe um segredo de família que lhes trará dificuldades e mudanças.
Em pouco tempo, Sara verá a sua vida dar uma volta de 180º, viverá momentos de pânico, medo e de pura paixão.
Trata-se de um relato divertido, que descreve o desenrolar da trama de uma forma leve, dando a conhecer o ponto de vista de uma jovem na casa dos vinte anos e no auge da sua imaginação, descrevendo as cenas que vive com à-vontade e humor.
 
Opinião: Aceitei o desafio proposto pela autora Vanessa Santos quando recebi o seu contacto para ler e escrever a opinião da sua obra. Nesse sentido, a Chiado Editora disponibilizou-me um exemplar e estou muito agradecida.
Vanessa Santos apresenta-nos Sara, a personagem principal, tão divertida e bem-humorada com as questões habituais dos seus vinte e quatro anos: o começo de novas responsabilidades, as tentativas de encontrar o seu verdadeiro amor, a dedicação ao seu felino Trepas, etc.
A trabalhar numa livraria (adorei este detalhe), Sara depara-se com um cenário de horror no primeiro dia em que vai abrir o seu local de trabalho: um corpo pendurado e decapitado.
O que estará por trás desta barbaridade? É a questão principal que acaba por guiar toda a história alucinante que vivemos nesta leitura. E digo alucinante, num sentido positivo, porque somos envolvidos para uma série de acontecimentos arrebatadores, que nos deixam sem fôlego e a magicar uma série de suspeitas.
Este livro, inserido no género ficção, é muito mais do que um livro de ficção. É um livro com uma trama enigmática, misteriosa, que nos faz absorver todas as pistas dadas para encontrarmos o caminho final da descoberta (que por sinal é surpreendente!).
Mors Tua, Vita Mea é um romance onde todas as peças do puzzle acabam por ser perfeitamente encaixadas, mas terminamos a sua leitura com a sensação de que, afinal, nada está terminado. Vanessa Santos, isto é um pedido: tem de haver uma continuação da história! Sinto que essa opção tem tudo para dar certo e eu fico á espera de desenvolvimentos. Muitos Parabéns!
Parabéns, também, pela capa, por estar tão adequada e passar uma imagem do quão poderoso este livro é.
Mais uma vez obrigada à Chiado Editora por me ter proporcionado esta leitura tão boa, com uma escrita simples e envolvente. Recomendo!
 
Classificação:
 
 
 
 

domingo, 17 de julho de 2016

[Pegadas & Passatempos] 'Guia de Massagens para cães'

Boa noite leitores!
Como o devido é prometido, aqui está um passatempo Pegadas Literárias. Tenho para vos oferecer um exemplar do livro 'Guia de Massagens para Cães'.
Para isso, basta preencherem correctamente o formulário abaixo e seguirem as regras:
* Ter gosto no Facebook do Pegadas Literárias
* Ser residente em Portugal Continental
* Participar apenas UMA vez
* Partilhar o passatempo em modo público

Este passatempo termina no dia 30 de Julho.
O vencedor será seleccionado via random. Muito boa sorte a todos!





quarta-feira, 13 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'Vejo-te no céu' de Miguel Pedroso e Carlos G. Fernández

Sobre a obra: E quando o nosso animal de estimação parte, quando nos separamos do companheiro de tantas brincadeiras, que percebia quando estávamos tristes ou felizes, que nos recebia com alegria quando chegávamos a casa? Sentimos uma dor imensa e profunda e não queremos acreditar que tudo acabou.
Se bem que, geralmente, não se acredite que os animais tenham alma, numerosas investigações revelam que sentem amor e ódio, são solidários e inteligentes, distinguem o bem e o mal e, inclusivamente, chegam a manifestar alguma transcendência. A partir desta nova perspetiva, se existe um Além para os humanos, porque não para os animais? Os autores — jornalistas que colaboram em diversos meios de comunicação — recolhem aqui testemunhos emotivos acerca da ligação a partir do outro lado e comunicações entre o mundo dos espíritos e o nosso, facilitadas pelo carinho e a proximidade emocional com os nossos animais de estimação. Pretendem assim partilhar informação sobre um assunto que quase ninguém chega a debater e sobre o qual investigaram profundamente.
 
Sobre os autores:
Miguel Pedrero, escritor e jornalista, é redator e repórter da revista internacional Año Cero, membro da equipa do popular programa de rádio La rosa de los vientos (Onda Cero) e colaborador de Levántate y Cárdenas, o famoso morning show de Europa FM. Escreveu centenas de reportagens de investigação sobre temas tão diversos como o mundo da espionagem, enigmas históricos, conspirações, sociedades secretas ou fenómenos inexplicáveis, e também foi repórter dos programas Espacio en Blanco (Radio Nacional de Espanha) e Milenio (Radio Galega).
 
Carlos G. Fernández é escritor e jornalista. Atualmente trabalha no jornal galego Diario de Pontevedra e colabora semanalmente no programa Milenio da Radio Galega. É autor de centenas de artigos e reportagens sobre temas relacionados com mitos e crenças, assim como sobre fenómenos insólitos.
 
 
 

[Pegadas & Divulgações] Planeta: Novidades Julho

Ficção
A RAPARIGA DO CALENDÁRIO - Livro 2
Autora: Audrey Carlan
N.º de páginas: 368
PVP: 17,99€
A partir de 20 de Julho
 
O FENÓMENO DO ANO!
Uma nova história de êxito na auto-publicação.
Mais de 2.500.000 exemplares vendidos da série nos EUA.
1.º LUGAR NO TOP DO THE NEW YORK TIMES,
DURANTE 4 SEMANAS.
Direitos do livro vendidos para 27 países e para série televisiva, pelos mesmos produtores de Gossip Girl.
Audrey Carlan autopublicou online o seu primeiro livro, em Agosto de 2015. O sucesso foi imediato.
A editora norte-americana Waterhouse descobriu o fenómeno e publicou-o em livro - em quatro volumes -, tendo alcançado os tops de venda mais importantes, como o The New York Times e USA Today.
1.º LIVRO – Já à Venda 3.º LIVRO – Setembro 2.º LIVRO – 20 de Julho 4.º LIVRO – Outubro
 
12 MESES. 12 VIDAS. 1 AMOR
A jornada de Mia Saunders, acompanhante por força das circunstâncias, continua neste segundo volume de A Rapariga do Calendário! Nos três meses que se seguem, Mia viaja para Boston, Oahu e Washington DC.
Em Abril, faz-se passar pela namorada do mulherengo Mason Murphy, um jogador de basebol profissional que precisa de melhorar a sua imagem, e acaba por descobrir que ele não é exactamente aquilo de que estava à espera.
Maio encontra Mia a incendiar o sangue de Tai Niko, modelo fotográfico e intérprete da dança do fogo samoano, enquanto participa numa campanha publicitária que tem como objectivo demonstrar que a beleza não é uma questão de tamanho.
Em Junho, a missão de Mia é servir de enfeite de braço a Warren Shipley, membro do grupo conhecido como Um por Cento.
Enquanto finge ser uma caçadora de fortunas, descobre que Warren tem de facto um coração de ouro. Pena é que o atraente filho, Aaron, senador pela Califórnia, não seja em nada parecido com o pai.
Uma série sedutora, doce e tão escaldante que o seu livro pode derreter.
«Fresca, divertida, e incrivelmente sexy, a série A Rapariga do Calendário vai fazer com se apaixone uma e outra vez e morra de ansiedade por ler o próximo volume.» Meredith Wild, autora da série Hacker, n.º1 do The New York Times
Sobre a autora: Audrey Carlan é autora best-seller do New York Times, USA Today, e Wall Street Journal. Escreve histórias de amor sensuais e eróticas de forma a dar ao leitor uma experiência romântica e sexy. Vive em California Valley com os dois filhos e o amor da sua vida. Quando não escreve, ensina ioga, bebe vinho com suas souls sisters ou está com o nariz enfiado num romance ímpio.
 
 
Não Ficção
Título: LISBOA À MESA/COMER EN LISBOA
Guia
Autor: Miguel Pires
N.º de Páginas: 136
PVP: 13,95 €
A partir de 20 de Julho

Esta edição em castelhano é recomendada pelo conhecido chef Quique Dacosta e pelos críticos gastronómicos espanhóis José Carlos Capel e Carlos Maribona.
«Este Lisboa à Mesa, de Miguel Pires, é uma tentativa genuína de apresentar o melhor que Lisboa tem (e esconde) nesta área. E por isso não é um caso raro: é único. Nenhum livro oferece uma uma lista tão actualizada dos restaurantes, lojas, talhos, mercados e até espaços de take-away que vale a pena conhecer em Lisboa. E com uma escrita fluente e informal.» João Cepeda, Time Out Lisboa
Muito mais do que um guia de restaurantes, Lisboa à Mesa é um verdadeiro guia gastronómico da cidade, com os melhores sítios onde comer e onde comprar os melhores produtos e ingredientes, ideal para os residentes e os milhares de turistas que visitam a capital.
Nesta edição em língua espanhola, há 150 entradas com a descrição, a pontuação e a opinião do autor, um dos mais activos e destacados críticos gastronómicos da e um dos responsáveis do blogue Mesa Marcada.
O Guia está organizado por 15 zonas geográficas de Lisboa, e com um sistema de índices para encontrar tudo o que precisa.

Sobre o autor: Nasceu em 1969, em Rio Maior, e vive em Lisboa há mais de 20 anos. Expublicitário, é actualmente blogger, jornalista e crítico de gastronomia. Além de co-autor do blogue Mesa Marcada (mesamarcada.blogs.sapo.pt), cozinheiro amador e activista no Instagram, escreve no jornal Público, nas revistas Wine – Essência do Vinho, Up (TAP) e Prazeres da Mesa (Brasil).
Em 2011 publicou na Planeta a 1.ª edição do presente livro e foi argumentista do programa TV Gosto de Portugal, do canal 24 Kitchen.



terça-feira, 12 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'O Livro das receitas Vegan' de Magda Roma

Sinopse:
Ao longo destas páginas irá encontrar as explicações de que precisa para aumentar a sua consciência alimentar, mudar a forma como perceciona os alimentos e desconstruir alguns mitos e dogmas culturais que se estabeleceram à volta da mesa. Irá aprender a equilibrar o seu prato e também a germinar – uma forma maravilhosa de ingerir proteína vegetal de alto valor biológico e de fornecer ao organismo uma quantidade abundante de vitaminas e minerais. O Livro das Receitas Vegan ajudá-lo-á, também, a promover uma alimentação mais benéfica para toda a família e a atrair os mais novos para o gosto e as virtudes de uma refeição vegetariana.
A autora Magda Roma, com o apoio de Mónica Venda, responsáveis pelo blogue «A nutricionista cozinheira», desafiaram a tradicional dieta mediterrânica e criaram pratos irresistíveis confecionados à base de vegetais, legumes, leguminosas, fruta e frutos secos. Com os conhecimentos nutricionais de Magda Roma e a criatividade de Mónica Venda na cozinha, as receitas que vai encontrar ao longo deste livro foram equilibradas nutricionalmente com vista a uma dieta 100% vegan, com tudo o que isso significa de mais saúde, mais sabor e mais frescura.
Um livro fundamental, que irá integrar na sua vida, no qual sabor e saúde se conjugam em plena harmonia.
 
Sobre a autora: Magda Roma, 36 anos, nasceu em Lisboa. É licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar e tem uma pós-graduação em Saúde e Envelhecimento. Como nutricionista passou por vários desafios ao longo da vida, alguns dos quais fora de Portugal. Em 2014, lançou o seu primeiro livro, A Dieta Anticancro, que deixou ainda mais claro que o caminho para a saúde passa por um estilo de vida saudável e natural, onde a alimentação se encaixa na perfeição no registo vegetariano. Como formadora dá workshops, cursos e showcookings sobre alimentação vegetariana.
Mónica Venda nasceu há 36 anos numa pequena vila ribatejana, é casada e mãe de um rapaz. Licenciada em Engenharia do Ambiente, nutre desde sempre uma grande paixão pela natureza e pela cozinha. A par da sua atividade relacionada com o Ambiente, foi desenvolvendo ao longo do tempo competências na produção agrícola biológica, tendo criado a marca Sensações da Terra. Por motivos de saúde e por influência de Magda Roma, tornou-se vegetariana. A descoberta deste novo mundo e a paixão pela cozinha levou-a a participar em diversos workshops de culinária vegan e à criação de numerosas receitas, como as que foram desenvolvidas para este livro. É uma apaixonada pela vida e acredita num mundo mais saudável e com mais cor. 
 

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Editora Planeta, a nova parceria do Pegadas Literárias!

Olá leitores!
É com uma grande satisfação que anuncio que o Pegadas Literárias tem uma nova parceria: Grupo Planeta.

A Planeta é uma editora do Grupo Planeta, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, com sede em Barcelona. Líder no sector editorial em Espanha, França e América Latina, o Grupo Planeta conta actualmente com mais de 100 chancelas editoriais e mais de 15 000 autores, entre clássicos e contemporâneos, sendo uma marca incontornável no universo da edição. Em Portugal desde Fevereiro de 2009, a Planeta surgiu com o objectivo de ser uma editora de referência não só pela diversidade do seu catálogo como pela inovação impressa no seu projecto editorial.

Bem sei que, com toda a certeza, já conhecem esta excelente Editora, mas poderão aceder ao todas as informações sobre a Planeta, através do seguinte link: http://www.planeta.pt/

Será um prazer colaborar com esta editora tão prestigiada!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'Nem Acredito Que é Saudável' de Sara Oliveira - Casa das Letras

É possível comer algo saboroso, apetecível e nutricionalmente equilibrado sem abdicar do que é doce!

Ter uma alimentação mais cuidada pode ser fácil, mais constante e sem retorno, neste livro, a autora do blogue Nem acredito que é saudável partilha connosco mais de 50 receitas de saborosos doces saudáveis. Das granolas e barras de cereais para pequenos-almoços nutritivos; biscoitos, bolachas e trufas perfeitos para as pequenas pausas; bolos e muffins que vão fazer as delícias em qualquer lanche; mousses, pudins, gelados e sorvetes que enriquecerão todo o tipo de refeição; aos doces e cremes para barrar que serão um mimo para qualquer ocasião que irá querer partilhar.

O cuidado com os ingredientes e com o tornar algo nutricionalmente mais equilibrado é o caminho daqueles que procuram uma alimentação mais saudável. 

Acredite que é possível, experimente cozinhar, prove, ofereça e partilhe. É tudo uma questão de escolhas!

Sobre a autora: Sara Oliveira é terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e de Naturopatia, ao longo da sua prática clínica foi-se apercebendo de que muitas pessoas tinham necessidade de mudar hábitos alimentares, quer por questões de peso, doença ou intolerâncias, mas que sentiam dificuldade em adaptar-se à nova alimentação ou se sentiam perdidas e sem saber o que fazer. Decidiu, então, criar o blogue Nem acredito que é saudável onde, desde 2012, partilha receitas em que junta os seus conhecimentos de alimentação aos das antigas medicinas orientais, de modo a criar pratos e sobremesas que todos possam comer sem a sensação de se privarem de algo.

[Pegadas & Divulgações] 'História de Portugal para Colorir' - A Esfera dos Livros


As férias significam, geralmente,  três meses em que os mais pequenos “não pegam nos livros”.
Esta é uma boa solução para os envolver com a nossa história ao mesmo tempo que se divertem colorindo as ilustrações de Sara Paz.
Mas nem só os juniores vão gostar de se saber mais sobre Os Nossos Heróis e As Nossas Rainhas e Infantas. De Nuno Álvares Pereira a Camões, passando por Saramago e Salgueiro Maia, no masculino, e por Inês de Castro, Maria Pia ou D. Amélia, no feminino, são a garantia de tempo bem passado em família.
Cada uma destas nobres figuras é acompanhada por um texto de leitura rápida e por um pequeno quiz, que irá pôr à prova os conhecimentos de toda a família.
 
 
À venda a partir de 8 de julho.
 
 

terça-feira, 5 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'O Alho Poderoso' - A Esfera dos Livros

Sabia que o alho é um medicamento milenar, para além de um precioso aliado no nosso bem-estar?
Mas o alho não é apenas um remédio tradicional das nossas avós: é muito mais do que isso! Hoje em dia, inúmeros cientistas de todo o mundo interessam-se pelos seus componentes para investigar todos os seus segredos. Entre as suas múltiplas virtudes podemos citar os efeitos protetores do sistema cardiovascular, a eficácia na prevenção de determinados tipos de cancro, as incríveis propriedades antivirais e antibacterianas, a influência benéfica sobre o sistema imunitário… Aplicado localmente ou como tratamento, cru ou sob a forma de óleo essencial, o alho faz maravilhas à saúde em geral. É também um tratamento de beleza muito útil para combater as borbulhas ou a queda do cabelo, assim como um aliado contra os insetos em casa e no jardim, tudo isto sem esquecer o seu sabor incomparável na cozinha.
 
Com mais de 10 mil exemplares vendidos em França, é um guia essencial para aproveitar os benefícios deste produto 100% natural.
 
 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

[Pegadas & Divulgações] Novidade Esfera dos Livros - Jogo da Felicidade

Sinopse: Jogo da Felicidade é um desses livros essenciais que surgem para nos acompanhar para sempre. É um oráculo moderno que decifra e revela, em 21 capítulos, as etapas da jornada de todos nós em busca dos nossos sonhos e desejos. As páginas consultadas “ao acaso” fornecem mensagens para o momento que vivemos, para que possamos descobrir em que parte do percurso estamos e o que precisamos fazer para alcançar o que mais desejamos, desde as coisas mais simples até as mais grandiosas, como um trabalho ou uma história de amor.
É um livro mágico, misterioso, que ao mesmo tempo consegue ser transparente e luminoso como um cristal. Mostra-nos que qualquer caminho traçado segue um desenho claro e nítido, que obedece às leis do Universo e revela segredos, ajuda a superar obstáculos e dificuldades, ensinando como é simples ser feliz.
A maravilha deste novo trabalho de Bruna Lombardi é proporcionar orientação e trazer inspiração e luz para o caminho de todos nós.
 
Sobre a autora: Bruna Lombardi é atriz, poeta, escritora, apresentadora, argumentista, produtora de cinema e ativista ambiental.  Formada em Jornalismo e Marketing, deixou tudo de lado para se dedicar à carreira artística. Filha de uma atriz e um realizador de cinema, cresceu num ambiente de filmes e literatura e desde cedo revelou um talento extraordinário para escrever.  Venceu, ainda estudante, vários concursos de poesia e teve os seus trabalhos publicados em diversas revistas literárias internacionais. O seu primeiro livro, No Ritmo dessa Festa, com prefácio de Chico Buarque de Holanda, foi um sucesso imediato junto do público e da crítica. Todos os seus livros seguintes, Gaia, O Perigo do Dragão, Apenas Bons Amigos, Diário do Grande Sertão, Filmes Proibidos e O Signo da Cidade permaneceram durante muito tempo na lista dos mais vendidos.
Como atriz fez grandes papéis no cinema e na televisão. Entre as suas interpretações mais marcantes, está o inesquecível Diadorim, um valente jagunço, da minissérie Grande Sertão: Veredas, baseada na obra de Guimarães Rosa. 
Produziu e apresentou durante dez anos o programa Gente de Expressão, com o qual viajou pelo mundo entrevistando os maiores talentos e personalidades de várias áreas. No cinema, produziu, escreveu e protagonizou os filmes: Stress, Orgasm and SalvationO Signo da Cidade  Onde Está a Felicidade? e Amor em Sampa, tendo recebido diversos prémios nacionais e internacionais.