[Pegadas & Divulgações] Novidades Grupo LIDEL

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Sobre o livro: A Terapia de Bem-Estar (TBE) é uma técnica psicoterapêutica inovadora que vai ser implementada em Portugal. Um método de curta duração e que não recorre ao uso de fármacos, centrando-se na auto-observação e interação entre o paciente e o terapeuta.
O novo livro da editora dedicada às ciências sociais explica tudo sobre esta terapia revolucionária, nomeadamente como alguns dos sintomas de doenças na maior parte dos casos é provocada pela nossa mente, pela forma como estamos e vivemos.
A Terapia de Bem-Estar é uma terapia diferente das que são aplicadas atualmente, em Portugal, pois foca-se em seis domínios do funcionamento pessoal: controlo ambiental, crescimento pessoal, propósito de vida, autonomia, autoaceitação e relações positivas com os outros. Baseia-se assim numa ligação entre o corpo e a mente, numa conexão que se prende pela maneira como nos sentimos, que tem como propósito alcançar o equilíbrio pessoal.
Publicada em cinco idiomas, a obra destinada a psiquiatras, psicólogos, terapeutas e a outros profissionais dentro do campo da medicina como, por exemplo, medicina familiar, pediatria e reabilitação e, também, a todos os que têm interesse em aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre este novo tratamento, fica agora também disponível em língua portuguesa.

Dividida em três partes - Desenvolvimento, Programa de oito sessões de terapia de bem-estar e Aplicações, abrange no total 21 capítulos:
· História;
· O Estudante de Filosofia e a Procura de Estratégias para Aumentar/Melhorar o Bem-Estar;
· Processo de Validação da Terapia de Bem-Estar;
· Avaliação Inicial;
· Sessão 1 – 8;
· Programa de 4 Sessões;
· Depressão;
· Mudanças de Humor;
· Perturbação de Ansiedade Generalizada;
· Pânico e Agorafobia;
· Perturbação de Stress Pós-Traumático;
· Crianças e Adolescentes;
· Nova Direções;
· O Futuro.

Sobre o autor: 
Giovanni A. Fava
Professor de Psicologia Clínica na Universidade de Bolonha e Professor Clínico de Psiquiatria na Universidade Estadual de Nova Iorque, em Buffalo. É autor de mais de 500 artigos científicos, tendo realizado pesquisas inovadoras em vários campos. É editor-chefe da prestigiada revista Psychotherapy and Psychosomatics.
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Sobre o livro: As doenças do foro respiratório têm uma presença diária nas consultas de Medicina Geral e Familiar, face à sua elevada e crescente incidência e prevalência.
A Pneumologia, à semelhança de outras especialidades, está em permanente evolução, beneficiando do inegável progresso científico e tecnológico das últimas décadas.
“Pneumologia Básica em Medicina Familiar” teve em consideração as duas premissas anteriores. Não sendo um tratado, nem pretendendo esgotar os temas que o integram, visa a apresentação dos aspetos de diagnóstico e tratamento das várias patologias abordadas, de forma simples e despretensiosa, de modo a constituir um instrumento de utilidade prática.
Assim, privilegiou-se a sistematização (através de quadros, tabelas e algoritmos) e a documentação iconográfica, sempre que possível.
O livro está dividido em quatro capítulos. Os três primeiros são dedicados à semiologia, interpretação de exames complementares e as particularidades terapêuticas, e o quarto capítulo, mais extenso, engloba, por ordem alfabética, as entidades nosológicas respiratórias mais importantes.

Principais conteúdos:

- Sintomas respiratórios e exame objetivo pneumológico;
- Interpretação de exames complementares de diagnóstico;
- Particularidades terapêuticas em Pneumologia;
- Entidades pneumológicas específicas.

Sobre o autor/coordenador: 
António Bugalho
Professor de Pneumologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa; Consultor de Pneumologia, Hospitais CUF Lisboa; Autor de múltiplos trabalhos científicos e ações de formação no contexto da Medicina Geral e Familiar e especialidades médicas.
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Sobre o livro: A aprendizagem do alfabeto é um marco importante na fase de crescimento das crianças, tal como é importante perceber de que forma é que as palavras são feitas e que sons é que as compõem. Desta forma, este livro desconstrói as palavras explicando, passo a passo, as diferentes unidades que a constituem: sílaba, rima e fonema.
Destinada a crianças em idade pré-escolar, leitores emergentes e outros alunos limitados à oralidade, esta é uma obra que consciencializa através dos vários desafios que são propostos, desde identificar palavras com características semelhantes, segmentá-las e recuperar alguns dos seus componentes. Este manual prático permite que a criança foque a sua atenção nos sons e não propriamente nas letras que compõem as palavras.
Simulando um jogo de tabuleiro e com mapas mistério à mistura, miúdos e graúdos terão ao longo do livro a missão de salvar um cavalo-marinho chamado Nemas metido em problemas quando está à procura do “Tesouro das Palavras”. Para salvar o Nemas e avançar para a etapa seguinte, as crianças terão de entrar neste desafio e ultrapassar todos os ‘obstáculos’ através de diferentes jogos.
A obra é constituída por cinco capítulos: introdução, praia da sílaba, atol da rima, mar do fonema e soluções. Existe ainda um complemento de autocolantes para tornar a aprendizagem dos sons ainda mais divertida e fácil.

Sobre as autoras:
Florbela Henriques
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Fernando Pessoa. É detentora dos títulos de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais. Exerce funções de diretora técnica e psicóloga na resposta social Residência Autónoma da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa destinada a pessoas portadoras de deficiência. No âmbito da sua dissertação de mestrado, conduziu um estudo sobre o papel do meio no desenvolvimento da consciência fonológica e da consciência morfológica em crianças em idade pré-escolar, estudo esse que esteve na génese do presente livro.


Inês Gomes
Licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto, é Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa, onde coordena o doutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem. Psicóloga no Hospital-Escola Fernando Pessoa, sendo detentora dos títulos de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com Especialidades Avançadas em Neuropsicologia e em Necessidades Educativas Especiais. Atua na área das dificuldades de aprendizagem e dos transtornos cognitivos em situação de disfunção neurológica, contando com várias apresentações em congressos e com publicações em livros e periódicos científicos.

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