[Pegadas & Divulgações] 'O Risco e o Perigo na Criança e na Família' - PACTOR

by - 14:50

Sobre o livro: A violência física e psicológica é uma realidade presente em grande parte das famílias portuguesas e, na maior parte dos casos, silenciada. Cada vez há mais linhas de apoio às vítimas de maus tratos no seio familiar, no entanto a ajuda continua a ser pouca. Dada a falta de informação que há sobre esta problemática surge este livro com o objetivo de consciencializar, mas também de apresentar sugestões sobre o que se fazer perante casos graves de violência.
Direcionado a todos os profissionais de segurança social, justiça, educação e saúde, que atuam com crianças e famílias, e a todos os interessados, esta obra apresenta várias situações que são frequentes na violência familiar e maus-tratos infantis, focando-se no facto que muitos destes casos só se resolvem através de abordagens técnicas especializadas, em rede e em tempo útil para as vítimas.

Desde assuntos tabu como a gravidez não vigiada, os maus-tratos e negligência nas crianças à mutilação genital feminina, a nova obra da PACTOR é um guia essencial para todos os que acompanham diretamente estes casos.

Contando com a participação de 30 especialistas, “O Risco e o Perigo na Criança e na Família” divide-se em cinco partes, num total de 18 capítulos:
· Infância(s) e Direitos;
· A Importância de um Diagnóstico Especializado: Naquela Tarde Chuvosa;
· Gravidez Não Vigiada: Uma Realidade a Não Esquecer;
· Parentalidade Comprometida;
· A Problemática da Gravidez Não Vigiada;
· Quando o Passo está Desacertado: Violência no Contexto Familiar e Ser Criança;
· O Direito de Crescer em Harmonia;
· Maus-tratos na Criança e no Jovem;
· Mutilação Genital Feminina: Trabalhando para a sua Eliminação;
· Violência Doméstica: Um Crime Público
· Passo a passo: Uma Nova Forma de Intervir;
· Ponto de Encontro Família: Reconstrução de Vínculos Parentais;
· As Responsabilidades Parentais: A Reconstrução da Família das Crianças na Separação dos Pais;
· Avaliação Psicológica Pericial na Parentalidade;
· Tecer a Prevenção – Um Projeto Aberto para a Proteção de Crianças e Jovens: Conceito, Planeamento e Prática Integrada;
· A Relação de Casal…na Encruzilhada entre a Conjugalidade e a Parentalidade;
· Clientes (In)voluntários: Quem são? Quais os Desafios? Como Intervir?;
· Impacto da Institucionalização em Crianças e Jovens.

Sobre os autores:
Fátima Xarepe
Coordenadora do Serviço Social da Maternidade Alfredo da Costa – Centro Hospitalar de Lisboa Central (MAC-CHLC), coordenadora e fundadora do Núcleo Hospitalar de Apoio às Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) da MAC de 2009 a 2014 e elemento do NHACJR do CHLC desde 2014. Terapeuta familiar.

Isabel Freitas e Costa
Assistente social na Maternidade Alfredo da Costa – Centro Hospitalar de Lisboa Central, onde é responsável pelo Grupo de Risco das Mulheres Grávidas e Mães Toxicodependentes e coordenadora do Núcleo de Toxicodependência desde janeiro de 2002.

Maria do Rosário Oliveira Morgado
Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa. Foi juíza do Tribunal de Família de Lisboa e membro da Comissão de Reforma da Legislação de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Presidente da mesa da assembleia-geral da Associação Passo a Passo com a Criança e com a Família – Associação de Ajuda Psicossocial.

You May Also Like

0 comentários