[Pegadas & Opiniões] 'A Rapariga que Inventou um Sonho' de Haruki Murakami

by - 13:12

Sinopse: Em A Rapariga Que Inventou um Sonho estão reunidos os vinte e quatro melhores contos de Haruki Murakami, escritos entre 1981 e 2005, onde a mestria do autor do best-seller Kafka à Beira-Mar envolve a fantasia com a mais natural das realidades. Do surreal ao mundano, estas histórias exibem a sua habilidade de transformar o curso da experiência humana na mais pura e surpreendente arte literária.
Há corvos animados, macacos criminosos, um homem de gelo… Há sonhos que nos moldam e coisas que sempre sonhámos ter… Há reuniões em Itália, em exílio romântico na Grécia, umas férias no Havai… Há personagens que se confrontam com perdas dolorosas, outras que se deparam com distâncias inultrapassáveis entre os que querem estar o mais próximo possível.
Quase todas as histórias são melancólicas, com personagens submersas pela solidão. Murakami junta os seus temas favoritos: os acontecimentos inexplicáveis (o tal toque de fantástico que provoca por vezes a sua inclusão na corrente do realismo fantástico), as coincidências, o jazz, os pássaros e os gatos. Tal como foi escrito no Los Angeles Times Book Review, "Murakami abraça o fantástico e o real, cada um com a mesma envolvência de intensidade e luminosidade."

Opinião: Este livro é uma compilação de vinte e quatro histórias, umas um pouco estranhas até, outras com lições de vida improváveis.
Devo confessar que não sou a maior fã de contos, sou daquelas pessoas que adora um bom romance, com início, meio e fim. No entanto, à medida que vamos lendo os contos vamos gostando da leitura.
Considero um ponto forte o autor falar de temas pouco convencionais como o Paranormal, a interpretação dos sonhos, o inexplicável.
Como ponto fraco, a meu ver, temos o facto de algumas das histórias não terem um propósito, uma linha condutora, um sentido, mas talvez sejam essas as particularidades da escrita deste autor.
Nunca havia lido nada de Haruki Murakami, peguei neste livro um pouco ao acaso e foi uma leitura agradável, porém não me sinto tentada a ler novamente este escritor. Nada contra o autor mas trata-se, meramente, do meu gosto pessoal literário.

Classificação:




You May Also Like

0 comentários