Pegadas Literárias

É com enorme alegria que vos conto que a Matéria-Prima Edições é a mais recente Colaboração do Pegadas literárias!
A Matéria-Prima Edições nasce da paixão de fazer livros e da certeza de que eles são capazes de transformar a nossa vida.
A não-ficção é o que move a Editora, que tem a porta aberta para qualquer bom manuscrito ou autor com uma ideia original.
Os autores são a sua Matéria-Prima e trabalham para ser a Matéria-Prima que lhes dá a mão.
Estão comprometidos com os livros e com a missão de informar, entreter e fazer felizes os seus leitores.

Tenho a certeza de que o blogue será muito feliz convosco. Obrigada.
14:05 No comentários
Sinopse: Em 1951, um homem caminha pelas ruas de Copenhaga como se estivesse sem rumo. Palle Hardrup dirige-se para um banco, dispara contra o gerente e um funcionário e foge com o dinheiro. Quando é preso e interrogado afirma não se lembrar de nada e as testemunhas oculares corroboram que ele parecia estar numa espécie de transe.
O investigador Anders Olsen descobre que quando Palle cumpria pena de prisão esteve na mesma cela do carismático Björn Nielsen. Juntos, fizeram yoga e meditação – e Olsen começa a suspeitar que Nielsen o hipnotizou e lhe ordenou que roubasse o banco. Anders também suspeita que Nielsen é o misterioso Anjo-da-Guarda, que Palle afirma que lhe envia mensagens de Deus.
Mas este homem foi um ex-colaborador nazi e tudo indica que de facto, alguém quer que arque com as culpas. Quanto mais investiga mais a sua saúde mental começa a entrar em colapso com as maquinações que vai descobrindo e com a hipótese aterradora de alguém poder manipular outra pessoa para cometer um crime.

Sobre os autores: Arto Halonen é um director de cinema e guionista, conhecido pela sua vincada consciência social em relação aos seus objetivos. É uma das poucas pessoas no mundo que entrevistou o assassino Palle Hardrup. Kevin Frazier é um romancista, escritor de ficção, ensaísta e revisor que mora em Helsínquia. As colaborações anteriores entre Halonen e Frazier incluem o premiado documentário Shadow of the Holy Book.
-----------------------------------------------------------------------
Sinopse: Um crime no Museu dos Coches. Uma jovem historiadora transformada em detective. Um político ambicioso que se senta na cadeira de Salazar.
Um homem aparece assassinado no salão principal do Museu dos Coches com uma lança atravessada no ventre. Ao longo dos dias seguintes, morrem misteriosamente mais pessoas. 
Quem é o serial killer por trás de tudo isto? Rosário do Amaral, uma filha de emigrantes que vive de empregos precários, vai revelar-se o cérebro da investigação. 
«Os funcionários do Museu dos Coches tinham passado os últimos meses enfurecidos com os cortes nos salários, a eliminação do subsídio de férias e outras tenazes que lhes apertavam as vidas. De resto, a comunicação social anunciava cada dia mais medidas de austeridade, como quem publicita as sequelas de um filme de terror. »
«Ao verem nascer o novo edifício do Museu – que era uma gargalhada que lhes atiravam à cara: para aquilo, havia dinheiro! –, alguns puseram a correr todo o tipo de rumores. Surgiu o boato de que uma parte do pessoal seria dispensada, ou forçada a uma reforma antecipada. No entanto, o mexerico mais devastador foi o de que o futuro edifício seria concessionado ao Grupo Pestana, o dos hotéis e das pousadas, que articularia o sítio museológico com um albergue de luxo, apenas com cinco quartos destinados a xeques árabes ou potentados orientais. Se assim fosse, iria tudo para a rua? Passariam a fazer as camas e a servir os pequenos-almoços na pousada? »
«O cadáver do senhor Santos com uma lança espetada nas tripas gerou primeiro a habitual piedade portuguesa, mas a seguir, enquanto almoçavam, os funcionários redescobriram a raiva, o rancor dos últimos meses. E o corpo do pobre homem passou a ser interpretado de outra maneira: como uma vítima que representava a classe.»   

Sobre o autor: GABRIEL MAGALHÃES (Luanda, 1965) é professor de Literatura na Universidade da Beira Interior, tendo também dado aulas em Espanha – país onde viveu muitos anos e onde fez o seu doutoramento.
É autor de vários livros de ficção e não ficção - Como Sobreviver a Portugal continuando a ser Português, Planeta, 2014. Em 2009 ganhou o Prémio Revelação da APE.   
-----------------------------------------------------------------------
Sobre o livro: Um testemunho honesto e cheio de carinho de um irmão mais velho sobre a chegada da sua irmã.
A chegada de um novo bebé à família é, quase sempre, para os pais e irmãos um misto de alegria, ansiedade, expectativa e curiosidade.
Agora que já é quase… grande, o José, filho da autora Maria Inês Almeida contribui com os seus sentimentos e emoções que dão mote ao livro “Quando a minha irmã nasceu…”.
A realidade diária fica diferente e os irmãos mais velhos descobrem que os mais novos vão fazer parte de um novo mundo fascinante de rotinas, objetos e nomes estranhos. Para além da ligação emocional em que os corações passam a ser metade um do outro. Segundo o José, sobre a sua relação com a irmã mais nova, “sei que vamos ter discussões, porque os irmãos também discutem, mas sei que a amo. Para sempre, como nos filmes”.
Uma história muito doce e ternurenta para ler em família, que demonstra que existe sempre espaço suficiente no coração da família para sentir um amor infinito por todos.

Sobre a autora: Maria Inês Almeida é licenciada em jornalismo e em 2005 recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas. Actualmente dedica-se à escrita de livros infantis. Com a Planeta publicou vários livros: Quando eu for… grande (2011), que integra o PNL e que foi nomeado como um dos três candidatos ao Prémio do melhor livro infantil da Sociedade Portuguesa de Autores. Apareceu na lista dos «100 livros para o Futuro», apresentado por Portugal como convidado de honra à Feira Internacional do Livro de Bolonha, em 2012; A Última Árvore (2013); Agenda Literária (2013); A Admirável Aventura de Malala (2015); A Extraordinária Aventura de Mandela (2016). Estes dois últimos livros também publicados no México.
14:13 No comentários
Sinopse: Eu sei que a mãe está doente. Às vezes, grita e dá murros no teclado, fala sozinha na varanda. Eu sei que faz isso por ter sofrido muito em Leninegrado. Ela disse-me que comia gelo e sementes que apanhava no pátio. Disse-me que perdeu o pai e a mãe naquele inverno. O meu pai fugiu para França, levou a G3, mas envia-nos dinheiro todos os meses. A mãe deixou de dar aulas de piano e não faz de comer. Levanta-se depois do meio-dia e eu nunca ouço a porta do quarto a abrir. Fecha-se na casa de banho e aparece tal e qual como no dia anterior, vestida com madeixas louras e sem o meu sorriso. A mãe tem as coxas e os braços cheios de negras. Não dizemos bom-dia nem ela diz o meu nome. Senta-se de cócoras diante da janela grande da sala e fuma o primeiro cigarro da manhã. Fica sentada a olhar os campos e os choupos e eu olho-a atrás das duas portas vidradas. Se ela começa a chorar ou a tossir pelo fumo que lhe esconde o rosto, começo a correr pela alcatifa e peço-lhe: 
- Mãe, vamos comprar pão.
Ela levanta-se, abre a bolsa para contar o dinheiro e vamos de mãos dadas até à pastelaria, atravessando jardins floridos de cardeais e amores perfeitos. 

Sobre o autor: Nasceu em 1974. Cresceu em Guimarães, no meio dos livros de poesia e filosofia do pai, nas florestas e campos da aldeia da avó materna. Estudou Física e escreveu poesia durante a maior parte da sua vida, até ao dia que teve um sonho com Sophia. Tem duas filhas, Margarida e Sofia, com quem vive na Maia.
-----------------------------------------------------------------------
Sinopse: Ana Joana, ao contrário da maioria dos amigos e colegas, não quer ser médica, professora ou engenheira, mas sim política.
“Que disparate!”, pensas…
Mas Ana Joana, apesar das contrariedades e dos comentários adversos, não desiste. Quando está aborrecida, desiludida ou tem dúvidas, coloca na parede do quarto o seu lema de vida: “Eu consigo!” Será a vida de uma adolescente que quer ser política muito diferente da tua? Como reage quando o Filipe, por quem está apaixonada, é obrigado a emigrar com os pais? Como lida com uma mãe que não lhe permite ter conta no Facebook ou um smartphone? Como conta à melhor amiga que viu o namorado dela a passear de mão dada com outra rapariga? E porque quer a Ana Joana deixar tudo isto registado?
Lê o seu diário e descobre!  

Sobre a autora: Raquel Ramos nasceu, em Paris, no ano em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Além de ensinar Inglês e Alemão a adolescentes e jovens, também gosta de escrever para eles.
Colabora com a Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2007, para que as bibliotecas sejam lugares fantásticos nas escolas. Livros infantojuvenis publicados: Episódios da vida de um jovem gato, 2014; Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas, 2015; Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas, 2018. 

13:59 No comentários
Sobre o livro: Summer esconde um segredo que não tenciona partilhar com ninguém. A rapariga de dezassete anos, que vive na Califórnia, não espera alterar a sua situação até conhecer Kyle. Ele entra na sua vida e destrói qualquer barreira, sem ter noção daquilo com que se está a comprometer. 
Summer não tenciona separar-se do seu segredo, mas Kyle não vai desistir de se aproximar dela. Será que ele consegue desfazer todas as proteções de Summer? Conseguirá que ela não se volte a magoar? E se os medos de Summer se tornarem realidade? E se Kyle não for suficiente para a proteger? E se a única solução for fugir?


Opinião: 'Inquebrável' conta-nos a história de Summer Reynolds, uma doce rapariga de 17 anos, residente na Califórnia, que esconde um segredo que não a permite ser totalmente livre no alto da sua juventude. Segredo esse que afeta claramente a sua vida e, indirectamente, a vida de quem a rodeia.
Este livro retrata uma temática bastante pertinente da nossa sociedade em geral: a violência no namoro. Não só a violência psicológica mas também física.
Todas as formas de violência num namoro têm o objectivo de magoar, humilhar e assustar. 
A verdade é que a personagem principal, doce e amiga dos seus, não deixou que estes episódios a definissem, pelo contrário. Summer conseguiu dar a volta por cima e, com muito bom senso e maturidade, tentar que o seu agressor recebesse a ajuda necessária para melhorar o seu percurso de vida.
Nada disto seria possível sem Kyle, o rapaz que está a morar na sua antiga casa e descobre uma carta sua, em que faz as confidências mais íntimas. Kyle torna-se o amigo que Summer tanto precisa, que a apoia e não julga, e acaba por se tornar a Rapaz da sua vida.
Uma das mensagens mais importantes desta forte história é a de que não só importam as situações pelas quais passamos, mas também a forma como as ultrapassamos e a força interior que temos e muitas vezes menosprezamos.
Tenho a dar os Parabéns a esta jovem escritora, que demonstra bastante maturidade nos temas abordados. A sua escrita é fácil, corrida e suave, tornando-se numa leitura mesmo muito agradável!
Um Obrigada especial à editora Chiado, que me proporcionou esta belíssima leitura.

Classificação:

13:45 No comentários
Newer Posts
Older Posts

Sobre mim


Mariana Passos.
26 anos.
Mestre em Administração Educacional.
Apaixonada pelo gigante Mundo dos Livros.

Leitura do Momento






Segue-me

Publicações Recentes

Arquivo

  • ►  2019 (2)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ▼  2018 (67)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (9)
    • ▼  junho (4)
      • Nova colaboração do Pegadas: Matéria-Prima Edições
      • [Pegadas & Divulgações] Novidades Planeta - Junho
      • [Pegadas & Divulgações] Novidades Coolbooks
      • [Pegadas & Opiniões] 'Inquebrável' de Teresa Aires...
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2017 (115)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (15)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (7)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (9)
    • ►  janeiro (26)
  • ►  2016 (194)
    • ►  dezembro (23)
    • ►  novembro (34)
    • ►  outubro (30)
    • ►  setembro (19)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (17)
    • ►  junho (11)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (15)
    • ►  março (14)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (13)
  • ►  2015 (23)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (13)

Labels

1001mundos 4estaçõeseditora açores agulha&dedal albatroz aniversario bizancio casadasletras castordepapel chiadoeditora clubedoautor coolbooks diamundialdolivro divulgacoes edicoesasa esferadoslivros grupoleya grupolidel joanaazevedo lid marcador materiaprima oficinadolivro opinioes pactor parceria passatempos pegadasdoces pegadasemviagem planeta portoeditora quintaessencia series topseller

Created with by ThemeXpose | Distributed By Gooyaabi Templates