[Pegadas & Divulgações] Novidades Coolbooks

by - 13:59

Sinopse: Eu sei que a mãe está doente. Às vezes, grita e dá murros no teclado, fala sozinha na varanda. Eu sei que faz isso por ter sofrido muito em Leninegrado. Ela disse-me que comia gelo e sementes que apanhava no pátio. Disse-me que perdeu o pai e a mãe naquele inverno. O meu pai fugiu para França, levou a G3, mas envia-nos dinheiro todos os meses. A mãe deixou de dar aulas de piano e não faz de comer. Levanta-se depois do meio-dia e eu nunca ouço a porta do quarto a abrir. Fecha-se na casa de banho e aparece tal e qual como no dia anterior, vestida com madeixas louras e sem o meu sorriso. A mãe tem as coxas e os braços cheios de negras. Não dizemos bom-dia nem ela diz o meu nome. Senta-se de cócoras diante da janela grande da sala e fuma o primeiro cigarro da manhã. Fica sentada a olhar os campos e os choupos e eu olho-a atrás das duas portas vidradas. Se ela começa a chorar ou a tossir pelo fumo que lhe esconde o rosto, começo a correr pela alcatifa e peço-lhe: 
- Mãe, vamos comprar pão.
Ela levanta-se, abre a bolsa para contar o dinheiro e vamos de mãos dadas até à pastelaria, atravessando jardins floridos de cardeais e amores perfeitos. 

Sobre o autor: Nasceu em 1974. Cresceu em Guimarães, no meio dos livros de poesia e filosofia do pai, nas florestas e campos da aldeia da avó materna. Estudou Física e escreveu poesia durante a maior parte da sua vida, até ao dia que teve um sonho com Sophia. Tem duas filhas, Margarida e Sofia, com quem vive na Maia.
-----------------------------------------------------------------------
Sinopse: Ana Joana, ao contrário da maioria dos amigos e colegas, não quer ser médica, professora ou engenheira, mas sim política.
“Que disparate!”, pensas…
Mas Ana Joana, apesar das contrariedades e dos comentários adversos, não desiste. Quando está aborrecida, desiludida ou tem dúvidas, coloca na parede do quarto o seu lema de vida: “Eu consigo!” Será a vida de uma adolescente que quer ser política muito diferente da tua? Como reage quando o Filipe, por quem está apaixonada, é obrigado a emigrar com os pais? Como lida com uma mãe que não lhe permite ter conta no Facebook ou um smartphone? Como conta à melhor amiga que viu o namorado dela a passear de mão dada com outra rapariga? E porque quer a Ana Joana deixar tudo isto registado?
Lê o seu diário e descobre!  

Sobre a autora: Raquel Ramos nasceu, em Paris, no ano em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Além de ensinar Inglês e Alemão a adolescentes e jovens, também gosta de escrever para eles.
Colabora com a Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2007, para que as bibliotecas sejam lugares fantásticos nas escolas. Livros infantojuvenis publicados: Episódios da vida de um jovem gato, 2014; Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas, 2015; Nadir Afonso: o pintor de cidades geométricas, 2018. 

You May Also Like

0 comentários