[Pegadas & Divulgações] Novidade de Maio de A Esfera do Livro

by - 02:41



 
Sinopse: As mitologias contam-nos como, desde os tempos mais remotos, o sonho de voar foi sempre para a Humanidade um desafio e uma ambição.
 
Portugal também juntou o seu nome à história das grandes viagens aéreas mundiais com o contributo de uma geração de notáveis aviadores que voaram sobre o Atlântico, a África, o Médio Oriente e a Ásia. Grande parte destes pioneiros eram jovens pilotos, da Aviação Naval e da Aeronáutica Militar, que deixaram para trás o conforto e a rotina diária, aventurando-se no desconhecido, arriscando a vida em frágeis aviões, com que sobrevoavam pela primeira vez e durante horas, vastas regiões desconhecidas e inóspitas. 
 
Confinados durante longas horas nos espaços exíguos e desconfortáveis dos aviões, obrigados a uma pilotagem constante e atenta, tantas vezes em cabines abertas desprotegidos do frio, do calor, da chuva, das poeiras, do ruído do motor e dos odores intensos do óleo e da gasolina.  A juntar a estas dificuldades, dispunham de mapas pouco precisos, campos de aviação desconhecidos e em mau estado, onde encontravam poucos apoios e locais desconfortáveis para retemperar forças.
 
Nenhuma destas limitações travou a vontade indomável destes aviadores pioneiros, protagonistas de situações hoje inimagináveis para quem conhece o conforto das viagens aéreas. Aviadores Portugueses - 1929-1934 - A Aventura dos Pioneiros  é um testemunho da coragem e do valor destes homens, que ajudaram a erguer a aviação portuguesa, voando pelo mundo entre 1920 e 1934.


O autor: Mário Correia Nascido em Lisboa em 1953, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi aviador e Conservador do Museu do Ar. Dirigiu a participação dos Açores na EXPO 98 e a recuperação do Teatro Micaelense em Ponta Delgada. Foi co-autor dos livros As Viagens Aéreas dos Portugueses e A Aviação na Madeira. Coordenou o projecto museológico de reinstalação e ampliação do Museu do Ar em Sintra em 2009, museu que em 2013 recebeu o prémio da APOM para o melhor museu português. É autor de vários trabalhos sobre História da Aviação Portuguesa, publicados em revistas da especialidade.
 


You May Also Like

0 comentários