[Pegadas & Divulgações] Novidades Esfera dos Livros - Setembro

by - 12:06

Sobre o livro: Uma mãe ama os seus filhos de forma incondicional, de olhos postos na sua felicidade e bem-estar, colocando-se muitas vezes em segundo plano para que nada lhes falte. Mas será sempre assim? A jornalista Lucília Galha traz-nos neste livro duro com um tema complexo - mas de leitura compulsiva - oito testemunhos emocionados e sofridos que, ao mesmo tempo, nos dão uma lição de vida. Há mães que oprimem os filhos, que os negligenciam e se servem deles quase como criados, que têm com a sua prole uma eterna relação de amor-ódio e que colocam os seus interesses em primeiro lugar. Na verdade, o alegado incondicional amor de mãe pode não existir. Aqui não há sede de vingança ou ódio às progenitoras, mas sim, da parte destes filhos um sentimento transversal: o desejo de serem melhores mães e pais do que as suas mães foram, porque a infelicidade não tem de ser perpetuada ao longo de gerações.

Sobre a autora: LUCÍLIA GALHA nasceu em 1984 e é natural de Évora. É jornalista na revista Sábado desde 2009, começando por integrar a secção de Política e, depois, a de Sociedade onde escreve essencialmente sobre saúde. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, variante Jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa. Iniciou-se no jornal Público em 2006 e passou também pelo diário Metro. Em 2013 lançou o seu primeiro livro Morte Assistida – Temos o Direito de Escolher a Forma como Morremos? Em 2018 venceu o prémio de Jornalismo em Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito da imprensa escrita.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o livro: A barriga inchada, as cólicas, as digestões difíceis, os gases ou a obstipação fazem parte do seu quotidiano? Muito provavelmente os alimentos que consome não são os mais indicados para si. Seguindo a dieta baixa em FODMAP (hidratos de carbono fermentáveis) durante 6 semanas, consegue descobrir quais os alimentos que o afetam de forma negativa e condicionam o seu bem-estar, excluindo da sua alimentação um conjunto de alimentos e depois, semanalmente, reintroduzindo grupos de alimentos que contêm FODMAP para perceber quais os hidratos de carbono que o seu corpo tolera.
À medida que vai inserindo os alimentos-teste, vai registando os seus sintomas e, no final da segunda fase da dieta, consegue ter noção do que lhe faz mal. Depois é só uma questão de ajustar a sua dieta, eliminando aquilo que é nocivo para si.
A nutricionista Cláudia Cunha, autora de Doce Veneno e especializada em Dieta Baixa em FODMAP pelo King’s College em Londres, apresenta-nos uma dieta inovadora adaptada à alimentação dos Portugueses, tendo em conta os alimentos mais usados e os métodos tradicionais de confeção.

Sobrea autora: Cláudia Cunha é nutricionista com experiência em Nutrição Clínica. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Tem uma pós-graduação em Psicologia em Contexto de Trabalho (ISPA). Atualmente é mestranda em Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Tem um certificado em "The advanced Dietary Management and the Low FODMAP Diet in IBS" pelo King's College London (University of London). Em 2016, editou o livro Doce Veneno – Plano de 21 dias para se livrar do açúcar de uma vez por todas, pela Esfera dos Livros.

You May Also Like

0 comentários