domingo, 20 de novembro de 2016

[Pegadas & Divulgações] Novidades A Esfera dos Livros - Novembro

Sobre o livro: O Natal está à porta – quer se queira, quer não – e vai sendo tempo de pensar nos presentes, porque aquilo de deixar tudo para as vésperas está fora de moda.
Com esta antecedência até se pode dar ao luxo de preparar em sua casa, na sua cozinha, Presentes com um Sabor Especial para aqueles que lhe são mais próximos.
Neste novo livro Joana Roque partilha connosco cerca de 50 receitas que costuma preparar para oferecer às pessoas de quem gosta como presentes de Natal (mas também de aniversário e para o Dia do Pai, o Dia da Mãe e outras ocasiões especiais).
Cada receita apresenta-nos ideias originais e criativas de embrulhos, decorações e etiquetas, que tornam estes presentes ainda mais singulares: asCOMPOTAS feitas com a fruta do pomar dos avós, a MARMELADA que enche a sua cozinha com um aroma especial, o AZEITE AROMATIZADO que dá um toque único a qualquer prato, o LICOR DE CANELA, o preferido do seu pai, as BOLACHAS CHUPA-CHUPA, que fazem as delícias das crianças, a MISTURA DE SCONES, ideal para um lanche de preparação rápida – sem esquecer os seus já famosos cabazes de Natal...

Sobre a autora: Joana Roque nasceu em 1978 e é formada em Turismo pela Escola Superior de Educação de Coimbra. É casada, tem dois filhos e sempre gostou de cozinhar e de comer. Em abril de 2006 criou um blogue de dietas onde os pratos que fazia tinham comentários mais positivos do que as suas tentativas e esforço para perder peso. Portanto, em maio de 2006, surge o blogue As Minhas Receitas, com receitas simples e acessíveis a todos, dos doces aos salgados, do peixe à carne, das entradas aos pratos principais. De segunda a sexta-feira, uma receita por dia, numa dinâmica que se mantém há quase dez anos e num blogue que conta já com mais de 2000 receitas. Em finais de 2008, surge o blogue A Economia Cá de Casa que pretendia ser um complemento ao blogue de receitas, com dicas e sugestões de economia doméstica, mas que rapidamente ganhou um público e vida próprios. Aqui partilham-se conhecimentos transmitidos pela mãe e avó, determinantes para o seu gosto pela cozinha, e que ao mesmo tempo ajudam a rentabilizar e organizar a casa, a vida e o orçamento familiar. Além disso, há muitas outras sugestões desde os cabazes de Natal, a outras ideias onde o importante é aquilo que podemos fazer com amor e dedicação. Em 2011, editou o seu primeiro livro, Feito em Casa, que se encontra na 14ª edição. Em 2012, publicou Cozinhar, Celebrar e Partilhar (4ª edição), em 2013, O Que Faço para Jantar? (8ª edição), em 2014, Receitas para Todos os Dias, e, em 2015, Família e Amigos à Mesa.

-------------------------------------------------------------------------
Sobre o livro: Há muitos livros sobre a pobreza: sobre as suas causas e sobre a forma de a combater. Alguns são certamente interessantes, mas não era sobre a pobreza em abstracto que a autora desejava escrever, mas sobre os pobres tais como ela os «descobrira», aos 16 anos, num bairro da lata onde as freiras do colégio que frequentava a levaram para que as meninas ricas, grupo a que pertencia, aprendessem a ser caritativas.
O livro não se limita a falar dos pobres em Portugal. Outros países são referidos, tendo no final a autora concluído existirem quatro tradições no que a este problema diz respeito: a católica (Portugal), a jacobina (França), a aristocrática (Inglaterra) e a meritocrática (EUA). Apesar de baseada numa bibliografia longa, a obra tem um tom intimista, o que torna a sua leitura fascinante.

Sobre a autora: Maria Filomena Mónica nasceu em Lisboa em 1943. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa, 1969, e doutorada em Sociologia pela Universidade de Oxford, 1978. Actualmente, é Investigadora Emérita do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Autora de artigos na imprensa periódica e de séries para a televisão. Entre outros, publicou os seguintes livros: Educação e Sociedade no Portugal de Salazar, 1978, Visitas ao Poder, 1993; Vida Moderna, 1997; Os Filhos de Rousseau, 1997; Eça de Queirós, 2001; Dicionário Biográfico Parlamentar, 1834/1910, (org.), 2004; Bilhete de Identidade, 2005; D. Pedro V, 2005; Cesário Verde, 2007; Fontes Pereira de Melo, 2009; Os Dabney: Uma Família Americana nos Açores (org), 2009; Vidas, 2010, Os Cantos, 2010, A Morte, 2011, A Sala de Aula, 2014 e A Minha Europa, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário