domingo, 23 de outubro de 2016

[Pegadas & Divulgações] 'Investigação em Ciências Sociais - Guia Prático do Estudante'

Sobre a obra: Lecionada em várias universidades, esta disciplina pretende transmitir aos alunos a linguagem própria das Ciências Sociais familiarizando-os com os vários paradigmas da investigação. Trata-se portanto da aprendizagem de um sistema sistemático que visa fornecer aos estudantes uma resposta para problemas de investigação na perspetiva das Ciências Sociais, fazendo rutura com o senso comum.

Elaborado tendo em conta a importância da reflexão e da necessidade de espírito crítico sobre o social em qualquer procedimento científico, este livro tem como primordial objetivo auxiliar, sob uma visão atual e abrangente, estudantes do ensino superior envolvidos na construção de projetos de Investigação Científica ao nível das Ciências Sociais ou metodologias idênticas.
Dividido em oito capítulos e subcapítulos, a nova obra da Pactor de cariz orientador e que identifica as dificuldades inerentes ao processo de pesquisa e elaboração deste género de projetos, engloba no seu conteúdo as etapas cruciais na elaboração dos mesmos nomeadamente o conceito de variável em investigação, a pesquisa bibliográfica, os conceitos de população, amostra e sujeito, e a validade e fidelidade em investigação.
Recorrendo a exemplos ilustrativos, este guia prático visa responder às dificuldades primárias dos estudantes, diretamente associadas ao sucesso e resultado verídico de um projeto de Investigação em Ciências Sociais, incutindo-lhes a sensibilidade e avaliação crítica necessárias.

Principais temas abordados no livro:
* Introdução à Investigação Científica;
* Variáveis em Investigação e Tipo de Estudos Científicos;
* Pesquisa Bibliográfica e Estatística;
* Construção de Instrumentos de Recolha de Dados;
* Caraterísticas Psicométricas;
* Construção da Amostra;
* O Trabalho Científico de acordo com as normas da APA;
* Plágio, Citação e Referenciação Bibliográfica.

Sobre os autores:
Fernando Ampudia de Haro
Professor Auxiliar na Universidade Europeia | Laureate International Universities, onde leciona na área das ciências sociais. Licenciado e Doutorado em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), tendo recebido o Prémio Extraordinário de Doutoramento da UCM. Mestre em Economia Social e Solidária pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Joana Serafim
Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e doutorada em Literatura (Latina) pela Universidade de Aveiro (UA). Integra atualmente o corpo docente da Universidade Europeia | Laureate International Universities, onde é Professora Auxiliar e também membro do Conselho Científico.

Jorge Cobra
Doutorado em Sociologia das Organizações desde o ano de 2005. Autor de diversos livros, investigações e artigos científicos. Atualmente é professor na Universidade Europeia | Laureate International Universities, Investigador Integrado no Centro de Estudos Europeus e Relações Internacionais e Quadro Superior do Ministério da Defesa Nacional.

Liliana Faria
Licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Vocacional, pela Universidade do Minho (UMinho). Atualmente é professora na Universidade Europeia | Laureate International Universities, instituição com a qual colabora desde 2009 (ainda antigo ISLA). Sócia fundadora da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira.
Maria Isabel Roque
Doutorada em História, especialização em Museologia, pela Universidade Lusíada. Professora Auxiliar, Coordenadora Científica e membro do Conselho Científico na Universidade Europeia | Laureate International Universities.

Miguel Ramos
Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de St. Andrews, no Reino Unido. Lecionou matérias em psicologia e em técnicas de investigação na Universidade Europeia | Laureate International Universities, entre 2013 e 2016. Atualmente é Investigador e leciona na Universidade de Oxford no departamento de Psicologia Experimental.

Paula Carvalho
Licenciada e Mestre em Linguística pela FLUL e doutorada em Linguística Portuguesa pela ULisboa com tese dedicada ao processamento automático de texto. Investigadora do INESC-ID Lisboa onde desenvolveu o seu trabalho de pós-doutoramento, centrado na análise e reconhecimento automático de emoções nos media sociais. Professora Auxiliar na Universidade Europeia | Laureate International Universities desde 2012, onde leciona unidades curriculares como técnicas de expressão escrita, metodologia das ciências sociais, fontes e métodos, competências comunicacionais e métodos de pesquisa em comunicação e semiótica.

Raquel Costa
Doutorada em Psicologia Clínica pela UMinho. Professora Auxiliar em regime integral na Universidade Europeia | Laureate International Universities, e orientadora de teses de doutoramento na área da saúde pública e de teses de mestrado na área da psicologia clínica e da psicologia da educação. É Investigadora Principal de Projetos de Investigação financiados pela FCT e pela Fundação Bial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário