[Pegadas & Divulgações] Novidades A Esfera dos Livros

by - 06:58

Sobre a obra: Sabe porque temos às vezes sensações de déjà vu? E por que temos falsas memórias? Por que é tão difícil deixar de fumar? Ou o que é a inteligência?
O elo comum a todas as perguntas que vai encontrar neste livro – e às respectivas respostas – é o nosso cérebro. É dele, dos seus cerca de 85 mil milhões de neurónios, mais de cem mil milhões de outras células e dos muitos biliões de conexões que se estabelecem entre elas, que emanam as explicações para todos os nossos comportamentos, gostos, humores e emoções. Ou não fosse o cérebro a sede de tudo o que somos, percebemos, inventamos ou criamos. É sobre isso este livro: sobre essa complexidade que faz de nós o que somos, e que nos é desvendada pela ciência através dos muitos estudos feitos por neurocientistas de todo o mundo, incluindo de Portugal. As perguntas estão aí, com as suas respostas. Em muitos casos, elas são ainda provisórias, incompletas, mas a ciência e o conhecimento são mesmo assim: nascem de um processo de construção permanente, que nunca está verdadeiramente terminado.

Sobre as autoras: Teresa Firmino nasceu em Sousel, no Alentejo, em 1969.
Fez o ensino secundário em Estremoz e concluiu Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa em 1992. É jornalista no Público, onde sempre escreveu sobre temas científicos e é atualmente editora da secção de Ciência. É co-autora do livro Por Que Choramos Quando Cortamos Uma Cebola?, publicado na Esfera dos Livros.
Filomena Naves nasceu em Lisboa, em maio de 1958. Estudou psicologia no ISPA e dedicou-se ao jornalismo. É desde 1992 jornalista de ciência no Diário de Notícias, jornal para o qual fez reportagens na Ucrânia e nos Estados Unidos, entre outros. É co-autora do livro Por Que Choramos Quando Cortamos Uma Cebola?, publicado na Esfera dos Livros.
--------------------------------------------------------------------------------
Sobre a obra:  Quantas vezes é que, ao primeiro sintoma de febre, se medica uma criança com paracetamol ou ibuprofeno quando há outras soluções tão ou mais eficazes e, ainda por cima, sem efeitos secundários a médio e longo prazo?Por que razão se toma tantos anti-histamínicos sem ter em conta que a alimentação é absolutamente determinante para prevenir as alergias, nomeadamente se tivermos cuidado com os lacticínios e o glúten? Isto já para não falar das infeções urinárias ou das gastroenterites, que acabam por nos levar a um círculo vicioso de tomas de antibióticos quando isso é perfeitamente evitável?
O pêssego, o pepino, os cogumelos, o cravinho, o tomilho, a cera de abelhas, as infusões das mais diversas plantas, entre centenas de outros produtos, têm propriedades medicinais que nos ajudam a prevenir e resolver numerosos problemas de saúde, como rinite, laringite, otite, vários tipos de tosse, eczema, má circulação, obstipação, enjoos, complicações do foro digestivo, etc., etc., etc...
 «Há muitas patologias, sobretudo as que podem ser mortais, em que a medicina e a farmacologia convencionais continuam a ser uma opção para mim, seja como profissional, como paciente ou como mãe. É também por isso que sigo à risca o plano nacional de vacinação. Mas há uma série de doenças comuns em que os químicos estão longe de constituir as ferramentas mais indicadas para as combater. Ao longo da minha prática clínica, graças aos meus conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa e Homeopatia, pude comprovar que a maioria dos medicamentos podem ser evitados se optarmos por uma alimentação saudável e se recorremos a soluções cem por cento naturais. É essa experiência que partilho consigo neste livro prático, que poderá consultar para se prevenir, mas também em caso de S.O.S.» Tâmara Castelo

Sobre a autora: Tâmara Castelo nasceu em Lisboa, a 8 de Julho de 1984, no seio de uma família numerosa de ascendência portuguesa, judia e africana. Filha de pai ator e mãe assistente de bordo, cresceu numa casa cheia, multicultural e com idiomas diferentes. Começou a conhecer o mundo aos 6 anos e, desde então, esteve em quase cinquenta países dos quatro continentes. Estudou durante cinco anos na Escola Superior de Medicina Chinesa (em convénio com a Nanjing University of Traditional Chinese Medicine). Viveu na China, entre 2005 e 2008, onde desenvolveu os seus conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa e estagiou num hospital estatal (First Affiliated Hospital Nanjing Medical University Jiangsu Province People's Republic ofChina). Viveu em Londres, onde estudou na Faculty of Homeopaty. Criou e desenvolveu a Clínica Tâmara Castelo que se estende a várias especialidades dentro da Medicina Chinesa e Homeopatia, como pediatria, clinica geral, apoio à quimioterapia e radioterapia, apoio à fertilidade, perda de peso e alimentação saudável. A clínica conta também com um centro de pré e pós-parto.

You May Also Like

0 comentários